domingo, 8 de janeiro de 2017

ALERGIA A MULTIPLOS ALIMENTOS : REAÇÕES ALERGICAS CRUZADAS


O assunto de hoje no meu blog é um tanto complexo , mas resolvi escrever para auxiliar no entendimento de médicos nao especialistas e familiares de pacientes alergicos que não compreendem como determinados alimentos ou produtos que PARECEM não ter relação ALGUMA com o alimento provado através do teste alergico , dar os mesmos tipos de reações alérgicas ou ate mesmo reações adversas GRAVES.












Participei do Ultimo Congresso Europeu de Alergia e Imunologia na Austria em Junho de 2016 , e o tema de grande destaque nesse congresso foi justamente a ALERGIA MOLECULAR !!! Fomos ate agraciados com um exemplar : User´s GUIDE - Published  by the European Academy of Allergy and Clinical Immunology , para auxiliar a todos os médicos alergistas pertencentes a Academia Europeia de Alergia e Imunologia - EAACI a interpretar melhor essas reações alérgicas ditas como ESTRANHAS!!!

Vou perguntar a voces : Você Já comeu algum alimentar que causou em voce inchaço ou coçeira nos lábios, diarréia, vomitos ou ate mesmo ROUQUIDÃO ???

Isso pode ter sido um sinal de alergia alimentar , uma resposta exagerada do organismo a determinada substancia presentes em certos alimentos.

Crustáceos , amendoim, leite de vaca e nozes são os considerados CAMPEÕES que mais provocam reações graves nas pessoas .

Quem é alergica pode , portanto , ter reações na pele ( URTICARIA, INCHAÇO, COCEIRA e ECZEMAS - descamaçoes nas pele ).

No aparelho digestorio ( Diarreia , Dores Abdominais crônicas que ninguem consegue explicar e os exames de imagem vem como normais, e vomitos de dificil controle que se confundem com gastrite ou refluxo gastroesofagico ) .
No sistema Respiratorio ( Tosse cronica, rouquidão e chiado no peito - sibilos ) .
Em casos GRAVES pode levar também a uma queda na pressão arterial a zero e arritmia cardíaca, o que prejudica e muito a irrigação de vários órgãos , o que chamamos de Choque Anafilático!!!!

Esse choque é uma reação subida que ocorre em poucos minutos e que pode até mesmo levar a óbito.
O mais importante e fica a dica : É perceber os primeiros sinais , LINGUA DORMENTE, ai recomendo tomar um remedio anti - histaminico ( antialergico ) e ir imediatamente ao HOSPITAL , mesmo que esteja melhor !!!!

Por isso , quem tem alergia a algum alimento deve obrigatoriamente EVITA-LO .
Se o alimento que causa a reação for extremamente importante para o organismo, como por exemplo o leite de vaca , a pessoa deve procurar orientação medica especializada para repor a falta desse nutriente !!!! E sempre trabalho com os colegas nutricionistas em conjunto pois eles ajudam e muito tanto a melhorar a dieta e planejar em conjunto a RESTRIÇÃO ALIMENTAR !!!! E fica aqui meu muito obrigado a todos os NUTRUCIONISTAS que se empenham em trabalhar em conjunto nessa área árdua da ALERGIA ALIMENTAR !!!
Existem casos também de pessoas que tem reações apenas pelo fato de tocar ou sentir o cheiro do alimento !!! E muitas vezes esses pacientes ou famílias são ridicularizados pela sociedade e ate mesmo por familiares pensando em que somos TODOS LOUCOS , pois onde ja se viu ter alergia a cheiro de comida ?????? Pasmem mas é a pura e triste realidade !!!! 

Nos adultos é mais comum que eles sejam alérgicos a frutos do mar e frutas tropicais como o KIWI, MANGA, PESSEGO e BANANA. 

Já as crianças tem mais alergia a LEITE, TRIGO e OVO, porem esse problema tende a desaparecer sozinho apos os 3 anos de idade ( o que chamamos de TOLERANCIA ORAL A ALIMENTOS ) , onde o paciente volta a ingerir os alimentos envolvidos e que davam reação e nao tem mais as reações !!! E não trata-se de CURA , como alguns afirmam , ALERGIA Não TEM CURA !!! e SIM Controle !!!! O que fazemos é orientar o SISTEMA IMUNOLOGICO do paciente a TOLERAR os alimentos considerados anteriormente como ditos ALERGICOS !!!! E na minha sincera opinião , é maravilhoso e gratificante ver todo um tratamento desses dar certo e ver nos olhos das famílias a ALEGRIA de ver seus filhos voltarem a comerem aquilo que antes era PROIBIDO !!!! Perguntem a quem ja passou por isso !!! Eu costumo brincar no consultório , é a mesma sensação de ganhar uma COPA DO MUNDO .......rs 

Alergia NAO TEM QUEM QUER e SIM QUEM PODE , essa é uma frase que anda comigo a vários anos nessa minha jornada na Alergia e Imunologia .... 
As Chances dos pequenos serem alérgicos aumenta em quase 80 % se o pai e a mãe também forem alergicos . 


Um assunto um tanto complexo e que vale a pena alertar e abordar aqui é que os ALIMENTOS podem provocar REAÇÕES CRUZADAS, ou seja, o paciente alergico a CAMARÃO pode não tolerar outros Crustaceos , da mesma maneira que se ele tiver alergia ao amendoim, pode também não conseguir comer SOJA, ERVILHA e outros FEIJÕES !!! e Vice e Versa !!!! 


Por isso recomendo : Quem é alergico deve tomar muito cuidado na hora de comer fora de casa , e sempre perguntar se o prato nao tem algum alimento que possa causar alguma reação . 
Isso por que até um mínimo RASTRO já é suficiente para fazer muito mal . 
Já tive pacientes que eram alergicos a CAMARÃO e comeram uma batata que foi frita no mesmo oléo, e tiveram reações imediatas graves com necessidade de hospitalização !!!!
Existem casos também que a alergia ocorre imediatamente apos o contato do alimento com a mucosa oral ( labio ) . Nesses casos o paciente tem coçeira e inchaço nos lábios , palato e faringe. 

Isso é mais comum em quem tem alergia a POLENS ou alimentos como MELÃO, MELANCIA, BANANA, PESSEGO, CEREJA, BATATA, CENOURA , AMEIXA , AMENDOA , AVELA E AIPO.

Prestem muita atenção !!!!!

Se voce ou seu familiar tem duvida se tem alergia a determinado alimento , devem procurar um medico alergista . A principal maneira de identificar o problema é através do exames clinico, e existem outros métodos que também auxiliam no diagnostico, como exames sanguíneos , testes cutâneos e alguma provocações , que são realizada com capsulas de placebo e com alimentos que podem ser a causa da alergia , mas fica a dica , antes de fazer esses testes ou provocações CERTIFIQUE-SE primeiro se o médico realmente é habilitado para realizar ( se possue titulo de especialista - consulte o site da ASBAI - www.asbai.org.br e vejam no campo PROCURE O ESPECIALISTA, se o mesmo tem realmente o titulo medico em questão ) e a segunda coisa é se a clinica do medico possui medicamentos e equipamentos de segurança para reverter um possivel CHOQUE ANAFILATICO !!!
Não adianta nada voce submeter-se a testes alergicos ou procedimentos médicos específicos em locais que não tenham o mínimo de segurança para a realização !!!
Nas nossas 3 unidades clinicas ( Dracena , Andradina e Araçatuba ) contamos com desfibrilador , material de emergencia e intubação , para atender as exigências técnicas do comitê de Segurança das Sociedades de Alergia e Imunologia que sigo !!!!  E posso garantir que para mim , especialista , não é gasto nenhum , e sim um prazer em poder oferecer a todos os nossos pacientes que confiam em nossos serviços prestados ha 17 anos um serviço digno e concreto alicerçado em bases cientificas e éticas onde voces nossos pacientes são os nossos bens maiores !!! RESPEITO , SEGURANÇA e CREDIBILIDADE sempre foi e será meu lema na MEDICINA !! Não faço MEDICINA por dinheiro , FAÇO Por que AMO o que FAÇO e realizo meu trabalho sempre buscando o que mais moderno tem no mundo para trazer na nossa regiao ( mesmo que no interior de São Paulo ) com maior carinho e empenho a voces !!! Sem demagogia alguma, e quem me conhece sabe muito bem do que estou falando !!!!!


Alem da Alergia alimentar quero ressaltar que o paciente pode ter também intolerância ou intoxicação - Todos com sintomas semelhantes , mas mecanismos de tratamentos completamente diferentes !!!!

Na intoxicação alimentar o problema é causado por bactérias e fungos presentes nos alimentos e o paciente pode ter , alem da diarréia e vomitos, febre.

Já na intolerancia provoca distensão abdominal , e vomitos e diarreia se a pessoa ingerir o alimento.

Segundo os estudos científicos , ALERGIA ALIMENTAR não pode ser evitada com medicamentos . Se for diagnosticada o paciente deve trata-la com anti histamínicos e procurar o setor de emergencia mais próximo e o mais rápido possivel !!!

E para finalizar , na Duvida sempre procure a opinião e avaliação do ESPECIALISTA!! Para o melhor tratamento e melhores resultados sempre afirmo : ALERGIA NAO COMBINA COM TEIMOSIA !!! Se voce nao pode comer determinado alimento , nao coma !!! O sacrifício só vale a pena a voce !!! O maior interessado em sentir-se bem , com toda a certeza do mundo , é VOCÊ!!!!


Muito obrigado pela atenção !!

E se gostou ou se identificou com esse assunto , ou conhece alguem que precise desses esclarecimentos compartilhem nas redes sociais.

Boa semana e fiquem com DEUS !!!!


sábado, 7 de janeiro de 2017

Uso excessivo de Antibióticos em Pediatria - Visão do Imunologista !

Caros amigos do meu blog, hoje venho escrever algo que me aflige a muito tempo nesses 17 anos de profissão médica na minha querida região do Oeste Paulista. 
Sabemos que no interior do Brasil a escassez de profissionais de diversas areas é uma constante e infelizmente uma realidade a todos nós . 

Quero abordar de uma maneira bem simplista e não menos técnica e científica o assunto sobre o Uso Indiscriminado e abusivo de Antibioticos em PEDIATRIA. 

Gostaria de confessar e ate compartilhar a voces que o sucesso no tratamento e controle de pacientes alérgicos ou suspeitos de crises alérgicas ,  baseia-se no entendimento por parte dos pais em relação ao que acontece nas vias aéreas dos nossos filhos. O que a alergia provoca no sistema respiratório é uma irritação . 
É importantissimo salientar que se trata de uma IRRITAÇÃO e não de uma INFECÇÃO !!!!

E inflamação é muito diferente de infecção !!! Com frequência , crianças alérgicas tomam antibiótico desnecessariamente , quando esta irritação é confundida com infecção . 
FEBRE não indica necessariamente que é preciso dar antibiótico. 
Nos primeiros anos de vida , as crianças apresentam infecções virais com certa freqüência. Estudos pediátricos evidenciam que :  NOVE EM CADA DEZ CASOS DE FEBRE em crianças abaixo de 5 anos estão relacionados com infecção viral - e VÍRUS não se trata com antibiotico !!!! Pasmem !!!
Aquele argumento de que a febre está muito alta, acima de 39 Graus , também NAO JUSTIFICA a prescrição de antibióticos . 
Podemos ter crianças com 39 ou 40 GRAUS de febre causas por um simples resfriado. E não é raro termos pacientes com 37,5 GRAUS que estão com meningite ou pneumonia. 
Portanto a intensidade da febre NÃO indica necessariamente a gravidade do problema . 
Febre indica apenas que o organismo do paciente está reagindo a algo, o que é um bom sinal !!!!!!


Muito mais preocupante é aquela criança que está prostrada , abatida , sem alimentar e fria, com hipotermia. Quem já foi a meu consultório sabe muito bem que explico diariamente isso a meus queridos pais de meus pacientes ! 
Só devemos nos preocupar com a febre se ela persistir por mais de cinco a sete dias. Em uma infecção dita VIRAL , a febre nao passa de uma semana. 
No entanto, lembramos que preocupar não significa prescrever antibiotico !!!! 
Preocupar-se indica INVESTIGAR!!!!! para avaliar ser realmente a criança precisa desse tipo de medicamento ( antibiotico ).

Crianças raramente tem febre que persiste ou dura por mais de 7 dias consecutivos. 

Quantas vezes seu filho teve febre por mais de uma semana ????

Muitas vezes se prescreve o antibiotico, a febre melhora, e todos nós vamos dormir sossegados com a impressão de que o remédio está fazendo efeito. 
Na realidade , na maioria das vezes, estava na hora da febre ceder , independentemente do uso de antibiotico !!!! 

Outro argumento muito utilizado é a PRESENÇA DE CATARRO . 
Quem de voces nunca ouviu que Catarro amarelo-esverdeado é sinal de infecção ??? E que precisa tomar rapidamente um antibiotico ???

Mais uma vez esse conceito é ERRADO e ANTIGO . 

Hoje devido aos inúmeros estudos , sabemos que um simples resfriado ( e nao estou falando gripe ) pode apresentar catarro amarelo-esverdeado e  não necessita da prescrição de antibiotico !!!

A Academia Americana de Pediatria recomenda aos pediatras que só se preocupem com o catarro se ele persistir por mais de 10 a 15 dias!!!!!

Dar antibiotico ou lavar o nariz com soro fisiologico levam ao mesmo resultado !!!! Pasmem novamente !!!!

Outro topico é : Cuidado na interpretação de RAIO -X   !!!!

O equivoco na interpretação de radiografias resulta na prescrição de antibiotico. Muitas vezes vemos crianças com diagnósticos de pneumonias ou sinusites baseados na interpretação ERRADA de RX. 

Quem de voces nunca ouviu : PRINCIPIO DE PNEUMONIA ??? COMEÇO DE PNEUMONIA ???

Eu sempre refuto no meu consultório : Não existe inicio de pneumonia , ou é Pneumonia ou nao é Pneumonia .........
A criança , na maioria das vezes, apresenta as via aéreas irritadas e não infeccionadas . A principal causa desta irritação é ALERGIA. 
No entanto, no meio ambiente , existe uma série de fatores que originam a irritação das vias aéreas de qualquer pessoa, seja ela alergica ou nao. 


Sabemos que crianças com menos de 5 anos de idade , o que mais observa-se é a irritação das vias aéreas causadas por infecções de origem viral . 
Quem de voces ou de nós nunca teve um resfriado e se viu com a garganta irritada ???? O nariz entupido ??? Encatarrado ??? Tossindo ??? ou PEITO CHEIO ??? 

Dica muito importante !!! Repassem aos amigos e parentes !!!! 
CAUTELA NO USO DE ANTIBIÓTICOS 
Nos primeiros 5 anos de vida , a criança tem em media , 10 VIROSES por ano . 

Não trata-se de Deficiencia no sistema imunológico , nem baixa resistência e muito menos falta de cuidado !!!!!
Os primeiros anos de vida são um período em que as crianças apresentam infecções virais que desencadeiam tosse, chieira e sintomas nasais recorrentes mantendo a irritação das vias aéreas , e essa infecções promovem a produção de ANTICORPOS , o que eu particularmente chamo de REPERTORIO IMUNOLOGICO !!!!

Apos o quinto ano de vida essa criança estará com o sistema imunológico mais amadurecido e resistente!!!!
Outros fatores presentes no ambiente , como poluição , mudança de tempo, cheiro forte, fumaça de cigarro e inseticida também podem piorar ou manter a IRRITAÇÃO das vias aéreas. Saliento que NÃO Existe ALERGIA A CHEIRO !!! e NEM a MUDANÇA de TEMPO ou POLUIÇÃO, mas estes são fatores desencadeantes numa via área já irritada !!!!!

Em crianças o fator irritante mais comum é a INFECÇÃO VIRAL !!!!!

Por isto , para se ter sucesso no tratamento da criança ALERGICA é importante diminuir a irritação . 
O antibiótico não diminui esta irritação !!!! 
Portanto devemos ser cautelosos e criteriosos na utilização de antibióticos em crianças em especial !!!
Esses medicamentos tem inumeros EFEITOS COLATERAIS e com Freqüência deixam as bactérias mais resistentes e difíceis de serem vencidas !!!! 

Não quero aqui fazer apologia ao NÃO USO DE ANTIBIÓTICOS !!! Mas quero ajudar a todos voces pais e médicos pediatras que compartilham das mesmas ideias a auxiliarem inúmeras famílias e crianças que nesse exato momento estão em Pronto socorros de algum lugar do Planeta com seus filhos com febre e que vão GANHAR uma RECEITA DE ANTIBIOTICO para tratar um simples quadro VIRAL !!!!


Procure um bom imunologista para investigar a causa dessa recorrência de INFECÇÕES !!! 
Existem inumeros diagnósticos diferenciais e podemos juntos ajudar a minimizar GASTOS com remedios e principalmente REDUZINDO OS EFEITOS DELETERIOS do USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIOTICOS !!!!


Se você gostou desse assunto e de alguma forma foi útil a voce , compartilhe para que possamos chegar a maior números de seguidores e a praticarmos a essência da vida que é ajudar ao próximo !!!! 

Atenciosamente 



DR. ANTONIO CARLOS O. BIEL 
IMUNOLOGISTA E ALERGOLOGISTA