quarta-feira, 19 de agosto de 2015

POR QUE DEVEMOS TOMAR A VACINA PNEUMOCÓCCICA CONJUGADA ?

1 - O QUE É A VACINA PNEUMOCÓCCICA CONJUGADA?

Ela serve para a prevenção das doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Ela é obrigatória em todo território brasileiro. A vacina contém 10 sorotipos da bactéria, o mais comuns. A vacina usada pelo Ministério da Saúde é a 10-valente, com 10 sorotipos da bactéria (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F). Porém, existem variações em que mudam as quantidades de sorotipos como a 7-valente e a 13-valente. 

2 -  QUAIS DOENÇAS A VACINA PNEUMOCÓCCICA CONJUGADA PREVINE?

A MENINGITE consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem nosso cérebro. O tipo causado por essa bactéria normalmente leva à morte 30% das crianças que adquirem a doença. As crianças de 6 meses a um ano são as mais vulneráveis porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. 

A PNEUMONIA é uma infecção que se instala nos pulmões. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, o espaço entre um alvéolo e outro. É uma das infecções pulmonares mais comuns em bebês e pode até levar à internação.

A otite média aguda é uma INFECÇÃO NO OUVIDO na parte interna dessa estrutura, que causa entre os sintomas muita dor. Elas são mais comuns em crianças e bebês, pois uma estrutura chamada trompa de Eustáquio se congestiona mais facilmente neles. Ao menos 30% das otites são causadas por essa bactéria. 

A SINUSITE é uma infecção nos seios nasais que, no caso aqui, ocorre por uma infecção bacteriana. Ela tem sintomas como tosse (principalmente durante a noite, fadiga e mal-estar generalizado, febre e dores de cabeça, dor como pressão, dor atrás dos olhos, dor de dente ou sensibilidade facial). Quando ela não é bem tratada, pode evoluir para uma meningite.
3 - ONDE ENCONTRAR ESSA VACINA ?

A vacina conjugada anti - pneumococcica 10 valente é disponivel na rede publica . Porém a vacina anti- pneumococcica 13 valente somente está disponivel na rede particular de imunização.

Recomendo todos os pacientes , mesmo os que ja tomaram o esquema do Posto de Saude com 3 doses de vacina anti-pneumococcica 10 valente, a tomar uma dose unica da Vacina Pneumococcica conjugada 13 valente a fim de ampliarmos a proteção contra os patogenos mais comuns e prevenir as formas graves das doenças envolvidas.