sábado, 19 de julho de 2014

Alergia a Medicamentos














Manifestações cutâneas comuns nas reações de hipersensibilidade
aos fármacos de acordo com o fármaco envolvido:

Lesões Fármacos Relacionados
ERUPÇÕES
MÁCULO-PAPULARES:

AAS, AINEs, β-lactâmicos, Anticonvulsivantes,
Barbitúricos,
Isoniazida, Fenotiazinas,
Quinolonas, Sulfonamidas,
Tiazídicos

ERUPÇÕES
VÉSICO-BOLHOSAS:

AAS, AINEs, Barbitúricos,
Furosemida, Griseofulvina,
Penicilina, Sulfonamidas,
Tiazídicos

FOTOSSENSIBILIDADE:

Amiodarona, Clorpromazina,
Furosemida, Quinolonas,
Sulfonamidas, Tetraciclina,
Tiazídicos, Piroxican

ERITEMA
FIXO:

Acetaminofen, Anticonvulsivantes,
Barbitúricos,
Anti-concepcionais orais,
Dipirona, Metronidazol,
Fenoftaleína, Penicilina, Gingko
biloba

VASCULITE:

Alopurinol, Cimetidina, Sais de
ouro, Fenitoína, Quinolonas,
Propiltiuracil, Tiazídicos, AINEs

STEVENS-JOHNSON OU

Necrólise Epidérmica Tóxica:

Sulfonamidas, Tetraciclinas,
Barbitúricos, Fenitoína,
Carbamazepina, Fenilbutazona

DERMATITE DE CONTATO:

Neomicina, Benzocaína,
etilenodiamina

DERMATITE ESFOLIATIVA:

Sulfas, Penicilinas, anticonvulsivantes,
dipirona,
alopurino
AAS =ácido acetilsalicílico
AINEs = antiinflamatórios não-esteroidais

Corrimento Vaginal Cronico - Tratamento

Corrimento Vaginal Cronico

Tratamento com Imunoterapia 
Muitas mulheres, principalmente no período fértil, são acometidas por corrimento vaginal, esbranquiçado, de aspecto de leite coalhado, com pequenos grumos e geralmente acompanhados de irritação vulvar, ardência e prurido (coceira). Essas pacientes devem procurar um médico ginecologista para o tratamento, pois trata-se, provavelmente, de vulvovaginite específica conhecida por monilíase ou candidíase, que é causada pela Candida albicans, um fungo oportunista. Quando esses quadros se tornam repetitivos e reincidentes,  cronificam-se e costumam incomodar bastante a mulher, principalmente causando transtornos para a vida sexual. O seu médico pode indicar o tratamento imunoestimulante através da Candidina:
Imunoterapia para Candidíase (Candidina)
A Candidina é um extrato de cultura de Candida albicans em meio sintético líquido. A candidina é obtida em fase micelanea e leveduriforme. Após a cultura, o caldo é purificado para posterior dosagem de nitrogênio proteico e teste de potência. É um imunoestimulante da resposta celular: células T, macrófagos, células K e NK. O produto também pode ser associado ao Propionibacterium parvum.
O tratamento está indicado em infecções crônicas por vírus, bactérias e fungos, especialmente nas micoses superficiais ou sistêmicas por levedura do gênero Candida.
Está indicado para mulheres que apresentam vulvovaginites crônicas por Candida albicans e para a terapia imunoestimulante em indivíduos apresentando depressão da imunidade celular como nas neoplasias e infecções crônicas. Também é utilizado para intradermorreações de leitura tardia, na confirmação do diagnóstico das micoses por Candida.


Não existem contraindicações.
Na maioria dos pacientes ocorrem reações no local da aplicação, porém reversíveis e bem toleradas.
O tratamento de imunoterapia consiste na aplicação de imunobiológico específico preparado para ser injetado sob a pele para aumentar a resistência contra o fungo. A vacina é aplicada por via subcutânea (em baixo da pele) profunda. São 18 semanas de tratamento, sendo aplicada uma dose a cada sete dias.
Agende sua consulta com o Imunologista que poderá explicar melhor e avaliar se realmente ha indicação para o uso da vacina. 

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

SINUSITES CRONICAS

SINUSITES RECIDIVANTES

As infecçoes respiratorias , consideradas extremamente frequentes na infancia, são sabidamente a causa mais comum de administração de antibioticos a essa população . 
Os agentes etiologicos bacterianos da otite media aguda e rinossinusite são bem estabelecidos, e entre os micro-organismos mais importantes estão os pneumococos, Haemophilus influenzae e por fim , a Moraxella Catarrhalis . 
Em relação as faringites e faringoamigdalites , o agente bacteriano mais importante continua sendo o Estreptococo Beta - hemolitico do Grupo A, responsavel por pelo menos 30 % dos casos.
Apesar de serem clinicamente distintas, as infecções respiratorias , em geral, tambem apresentam fatores desencadeantes comuns, principalmente resfriados e infecções virais, e etiologia bacteriana semelhante e não infrequentemente concomitante. 
Como tratamento, nao pensando apenas nos antibioticos, usamos atualmente medicamentos de defesa. 
Tem sido propostos extratos bacterianos há muitos anos para estimular a resposta do sistema imune, aumentando a proteção contra infecções. 
O OM-85 é um lisado bacteriano composto de frações das bacterias Haemophilus influenzae,  Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae e ozaenae, Staphilococcus aureus, Streptococcus pyogenes e viridans, Moraxella Catarrhalis e atua estimulando as defesas naturais do organismo.
Varios estudos tem demonstrado que OM-85 diminui a frequencia e a duração das infecções respiratorias em crianças e adultos e tambem a intensidade dos sintomas , permitindo reduzir o periodo de uso de antibioticoterapia. 
Pesquisas cientificas tem demonstrado que OM-85 melhora os parametros imunologicos que envolvem o sistema imune nao especifico. 
Tem -se demonstrado que esses extratos estimulam a nicotinamida adenina dinucleotideo fosfato, a expressão de moleculas de adesao e sintese de citocinas, como fator de necrose tumoral alfa e interleucina-2, alem de estimular a produção de IGA na secreção pulmonar. 

Procure seu Alergista e imunologista para discutir sobre o assunto.