terça-feira, 9 de agosto de 2011

VOCE TEM ALERGIA A CHOCOLATES? A CACAU? ALFARROBA É O SUBSTITUTO!!! GRAÇAS A DEUS!!!

Alfarroba é uma planta da família das leguminosas, cujas sementes são utilizadas para preparar um pó que substitui o cacau em muitas receitas. A goma é usada como espessante em iogurtes e outros alimentos industrializados.


Tem um sabor delicioso, adocicado, de chocolate amargo, que substitui o cacau. Na Europa, principalmente na Espanha, a alfarroba já é acrescentada a vários doces.É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cm de comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias – daqui as palavras «Karat» e «Kilat».

É anti-diarréica, estimulante, laxativa, mineralizante, nutritiva e abre o apetite. Tem sido usada contra a gastroenterite das lactantes, falta de apetite, anemia, convalescença, para tratar desordens do foro intestinal (diarreias e obstipação, dependendo do modo como for preparada) e para regular a digestão.

Não foram encontradas quaisquer contra-indicações, mas deve, contudo, ser consumida em doses moderadas, uma vez que contém grandes quantidades de taninos que, tal como o café e o cacau, inibem a absorção de proteínas pelo organismo.

Os frutos são nutritivos, devido ao seu alto teor de açúcar, adocicados e ligeiramente laxantes. As sementes podem ser trituradas e usadas em substituição do chocolate praticamente em todas as receitas. O pó das sementes contém pectina, boa para regular a digestão.

Os frutos devem ser conservados em sacos plásticos ou de papel, bem fechados. As sementes em sacos de papel ou pano, bem fechados.



Composição química da alfarroba:

Proteína bruta – 4,7%

Proteína digestível – 1,6%

Fibra bruta – 9,2%

Cinzas – 3,5%

Cálcio – 0,38%

Fósforo – 0,09%

Gordura – 0,6%

Açucares totais – 43,85%

(glicose, sacarose e frutose)



Fonte:



http://atelier.hannover2000.mct.pt/~pr558/alfabar.html



http://www.centrovegetariano.org/Article-181-Alfarroba%2B-%2Bcacau%2Bfingido.html

DR. ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA BIEL
PEDIATRA, IMUNOLOGISTA E ALERGISTA